IX Conferência Municipal de Assistência Social

   A IX Conferência Municipal de Assistência Social realizou-se na sexta-feira (20) no centro de múltiplo uso do município, com o tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”.

   A atual conjuntura brasileira nos impõe a construção de estratégias de luta e resistência coletiva contra a retirada de direitos e desmonte das políticas públicas, em especial a política de assistência social, diante dos cortes de investimentos públicos impetrados pela emenda constitucional n° 95/2016. Assim os municípios tem vivenciado atraso nos repasses dos recursos das atividades na assistência social.

   A assistente social Janice Merigo mestre em serviço social e políticas públicas, representante da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), ministrou uma palestra sobre a política pública no âmbito da assistência social, em seguida realizaram-se três grupos para debater os seguintes eixos:

  Eixo 1: Assistência Social é um direito do cidadão e um dever do Estado.

Eixo 2: Política Pública tem que ter financiamento.

Eixo 3: A participação popular garante democracia e o controle da sociedade.

   Em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os debates sobre os três eixos realizado no município são de extrema importância para que a população esteja bem informada e assim denunciar violações e cobrar responsabilidades legais dos Governos. Após os debates foram selecionados três delegados e seus suplentes para representar o município na etapa estadual da conferência, sendo eles:

Armindo Klein – titular

Telvino Cassaro – suplente

Salete Sausen – titular

Leovane França – suplente

Henrique Mohr – titular

Bruna DalPasquale – suplente

   O evento contou com a presença dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Tigrinhos, secretária de assistência social Estela Schaefer, psicólogos e profissionais da assistência social, prefeito municipal Derli de Oliveira,vice-prefeito Milton Huppes, presidente da câmara de vereadores Ademar Badia, autoridades municipais e usuários atendidos pelos programas desenvolvidos no município. Em seu depoimento o prefeito Derli destacou que as realizações das conferências nos municípios são de extrema importância para que a população participe das atividades de planejamento, controle e gestão das políticas públicas.

   A secretária de assistência social Estela agradeceu a participação de todos “Agradeço a presença da equipe do CRAS e CREAS, a nossa palestrante Janice e a todos que estão presentes no evento, o principal objetivo da conferência é a população junto com o CMAS propor medidas ao Governo Federal e Estadual que garantam políticas públicas de qualidade aos municípios brasileiros”, finalizou.