Abertura da III Campanha Saúde Integral do Homem

  A Secretaria Municipal de Saúde por ser responsável pela atenção básica do município realizou uma ação dia 26 de junho em prol da prevenção e cuidados da saúde marcando o inicio da III  Campanha Saúde Integral do Homem.

  O tema do inicio da III Campanha foi sobre zoonoses que são doenças infecciosas de animais capazes de ser naturalmente transmitidas para o ser humano. A Secretária de Saúde Solange Teske explicou sobre a campanha e a escolha do tema “No mês de julho a Unidade Básica de Saúde do município de Tigrinhos estende os atendimentos aos homens devido ao inicio da Campanha Saúde Integral do Homem, o objetivo da campanha é tratar da saúde do homem como um todo e pelo fato do nosso município ser agrícola resolvemos tratar sobre zoonoses na abertura da campanha”.

  O Município de Tigrinhos já registrou casos de zoonoses, a Enfermeira Daiane Kutszepa enfatizou a importância sobre tratar esse tema “De um animal positivo de Brucelose, tivemos que investigar trinta pessoas, isso gera uma demanda enorme para o serviço de saúde do município e são varias doenças que tem em comum na saúde humana e na saúde animal, falar sobre zoonoses é um assunto muito importante para nos conscientizar”.

  A palestra foi ministrada pelo Médico Veterinário Tiago Benelli, que explicou sobre as zoonoses e seus impactos na saúde pública, no bem-estar animal e na questão econômica. As zoonoses representam 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das novas doenças infecciosas emergentes, isso acontece devido ao crescimento das populações humanas e animais, a ocupação humana, as modificações dos ecossistemas e o contato com reservatórios animais.

  Os principais animais que transmitem estas doenças aos homens são: cachorros, gatos, morcegos, ratos, aves e insetos e as principais doenças transmitidas são: leptospirose, raiva, tuberculose, brucelose etc.

   Para evitar a contaminação de zoonoses deve-se realizar as vacinas necessárias nos animais existentes na propriedade, não entrar em contato com animais doentes e evitar se expor em locais com grande presença de animais silvestres.