Fórum Regional de Praticas Integrativas e Complementares

Na sexta-feira dia 21 de julho realizou-se no município de Tigrinhos o Fórum Regional de Praticas Integrativas e Complementares, contando com um grande público o evento teve como objetivo ampliar o debate para fortalecimento e divulgação das Praticas Integrativas e Complementares (PICS) no Estado de Santa Catarina.

O Deputado Estadual Padre Pedro responsável pela criação do Projeto de Lei de inclusão das PICS no Estado de Santa Catarina, a proposta regulamenta e impulsiona uma política implantada pelo Ministério da Saúde desde 2006 e diversos municípios já oferecem como alternativas de atendimento à população em diversas áreas.  Padre Pedro enfatizou “O Município de Tigrinhos é referência em todo o Estado de Santa Catarina na implementação das Praticas Integrativas e Complementares e isso é fruto do excelente trabalho realizados por esses profissionais dedicados em cuidar da saúde dos munícipes”.

A Enfermeira Doutora em enfermagem e coordenadora do Programa de Extensão Saúde e Equilíbrio da UDESC Dr. Kiciosan Galli, realizou uma palestra sobre a implementação de PICS no SUS e a sua importância, fez um trabalho de meditação ativa com dança circular junto com o público presente e citou “A meditação hoje é muito importante, pois diminui a ansiedade, tensão e o estresse e uma das melhores formas de meditar é através da dança”.

Em seguida foi a vez do Médico e coordenador das PICS no município de Florianópolis/SC Dr.Murilo Leandro Marcos que mostrou através de pesquisas existentes que a inclusão das PICS nos municípios como formas alternativas de tratamentos diminui a ingestão de medicamentos, proporcionando além de melhor qualidade de vida aos pacientes a diminuição de gastos com medicamentos.

Como convidados especiais estavam presentes os Alesio Passos dos Santos e Viviane Corazza que fazem parte do projeto farmácia viva itinerante que é desenvolvido em todo o estado, explicaram um pouco sobre as plantas medicinais e suas contribuições para melhor qualidade de vida. O grupo de voluntários Ser Tigrinhos demonstrou seu trabalho com as plantas medicinais através de chás, shampoos, farinhas, tinturas, aromas, pomadas e travesseiros e outro, fazendo uma exposição sobre seus produtos produzidos por voluntários.

Estavam presentes no evento Prefeito Municipal, Vice-Prefeito Municipal, vereadores, secretários, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários, profissionais do setor privado e públicos de 15 municípios da região, além da comunidade em geral. O Prefeito Municipal Derli de Oliveira agradeceu a presença de todos dizendo que fica muito honrado do município ter sido escolhido para ser sediar o fórum e que o destaque é mérito do trabalho continuo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e colocou o município a disposição de outros municípios para a troca de experiências em relação as Praticas Integrativas e Complementares.

A Secretária de Saúde Solange Teske agradeceu a presença e todos e enfatizou “O município de Tigrinhos atualmente das vinte e nove Praticas Integrativas e Complementares realiza vinte e duas e busca cada dia inovar e melhorar o atendimento bem como a qualidade de vida dos pacientes”.