Campanha de Atualização de Caderneta de Vacina

No dia 04 de maio do corrente ano, foi realizado o dia nacional de vacinação contra influenza, na oportunidade foram disponibilizadas todas as vacinas do calendário de vacinação, na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde que esteve aberta das 08h00min ás 17h00min.

Desde o dia 01 de abril a Unidade Básica de Saúde de Tigrinhos está realizando a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacina, estendida a toda população tigrinhense.

Além da campanha de intensificação da vacina da febre amarela que teve inicio dia 20/03 á 20/04, campanha da influenza inicio 10 de abril á 31 de maio campanha destinada a crianças de 0 a 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, professores funcionários do sistema prisional e grupos de risco. Outras vacinas que completam o esquema vacinal estão disponíveis na unidade de saúde rotineiramente.

Considerando que muitos munícipes apesar das campanhas, orientações e busca ativa realizadas continuam com vacinas atrasadas, considerando a ocorrência de um óbito por febre amarela no estado de Santa Catarina, retorno do sarampo no Brasil em decorrência da baixa cobertura vacinal, a secretaria municipal de saúde lançou a campanha:

CADERNETA ATUALIZADA = VALE DIVERSÃO

Campanha na qual quem atualizasse a caderneta de vacinação, recebia um vale diversão para no sábado dia 04 de maio usufruir das seguintes atividades:

No Ginásio Municipal Olívio Baczinski: Simulador de Corrida, Simulador de Montanha Russa, Touro mecânico, Tobogã, Tombo-Legal, Piscina de Bolinha, Cama Elástica além de churros e crepes de lanche. Já no Esporte Fluminense, foram realizados jogos de baralho e aulas de zumba com a professora Cristiani Carniel e alunas do grupo de zumba de Tigrinhos, além de participantes da comunidade.

Até o momento foram vacinados 447 de 549 do público alvo para a influenza lembrando que a campanha encerra em 31 de maio, as outras vacinas que completam o esquema vacinal o objetivo foi atingido superando suas expectativas.

Quanto ao dia 04 de maio foi um dia muito especial, além da atualização da caderneta, o evento também teve o objetivo de integrar as famílias que tiveram a oportunidade de brincar juntos crianças, pais, avós e amigos.

Por fim, o evento trouxe, além do alerta para a responsabilidade da família quanto a importância da imunização o fortalecimento de vínculos familiares e a valorização dos espaços de lazer e brincadeiras como parte da qualidade de vida e a saúde do município de Tigrinhos.

,