Reunião do Programa Saúde na Escola (PSE)

Reunião com Grupo de Trabalho Intersetorial do PSE- Programa Saúde na Escola .

No dia 29 do mês de março de dois mil e dezenove pela parte da manhã na sala de reuniões anexa ao CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social no Município de Tigrinhos reuniram-se os membros do GTI-Municipal (Grupo de Trabalho Intersetorial) do PSE- Programa Saúde na Escola do município de Tigrinhos. A reunião contou a presença das Secretárias de Educação Andrenize Cristina Rossa Lunkes e da Saúde Solange Teske. A enfermeira e Coordenadora do Programa Saúde na Escola- PSE, Daiane Kutszepa Brambilla destacou que a Semana da Saúde na escola será do dia oito a doze de abril de dois mil e dezenove e o tema e atividade é a Imunização, considerando que no Brasil há muitos anos foi controlado várias doenças e com o objetivo de manter a imunização foi lançada a campanha na semana da saúde na escola sendo uma mobilização para acompanhar as cadernetas de vacinação e verificar vacinas faltantes e providenciar que as mesmas sejam feitas, considerando também que algumas vacinas mudaram no calendário e muitas pessoas não tem a segunda dose e também estão com vacinas atrasadas. A Ação de verificação das cadernetas acontecerá nas três unidades escolares, onde as famílias e crianças serão comunicados através de bilhete informando as datas para trazer a caderneta, quem estará com a caderneta em dia irá receber um carimbo, quem não está irá receber um bilhete para comparecer no posto de Saúde. Ficou definido datas para a verificação das cadernetas sendo dia nove de abril no CEI.Proinfância Criança Sorriso, no dia dez de abril na Escola de Educação Básica Osvaldo Ferreira de Mello e no dia onze de abril no Centro de Educação Professor Ivo Luiz Honnef.  Foi debatido ações voltadas para ação: 1-Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, explicado sobre a campanha de vacinação contra a Influenza. Foi ressaltado que na ação 11-Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS, será feito atividade a noite com palestra e encerramento com os jovens multiplicadores, para depois do mês de abril com data a ser definida pela escola estadual.  Também foi pontuado o andamento da ação 10-Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e dos atendimentos fonoaudiólogos.   O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral, em Tigrinhos foram pactuadas  12 ações que são: 1-Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;2-Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; 3-Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;4-Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;5-Prevenção das violências e dos acidentes;6-Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;7-Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;8-Verificação e atualização da situação vacinal;9-Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;10-Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;11-Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e 12-Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.