PROFISSIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÕES E DE EDUCAÇÃO PERMANENTE.
A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TIGRINHOS DISPONIBILIZOU OS PROFISSIONAIS NO DIA 02/05/2018 PARA PARTICIPAR DO 68° CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SANTA CATARINA E TAMBÉM NO DIA 09/05/2018 PARA PARTICIPAR DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO HOSPITAL REGIONAL DO OESTE E NO CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA (HEMOSC) DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ.
AS CAPACITAÇÕES ESTÃO PREVISTAS PELAS DIRETRIZES DO SUS, PELO PMAQ, PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE E RELATÓRIO ANUAL DE SAÚDE, ESSAS CAPACITAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS REALIZADOS PELA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.
ASSIM NO DIA 02 DE MAIO A EQUIPE DE SAÚDE ESTEVE PARTICIPANDO DO 68° CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SANTA CATARINA NO CENTRO CULTURAL DE EVENTOS PLÍNIO ARLINDO DE NES EM CHAPECÓ. NESTE DIA OCORREU A ABERTURA DO EVENTO, ONDE NA PARTE DA MANHÃ OS INTEGRANTES DA EQUIPE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONTEMPLAR AS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS SELECIONADOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA NA 1° MOSTRA CATARINENSE AQUI TEM SUS, COM VÁRIAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NAS DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA, JÁ NA PARTE DA TARDE TODOS PARTICIPARAM DAS OFICINAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES QUE VEM SENDO AMPLAMENTE DEFENDIDAS PELO SUS. O EVENTO TEVE SEGUIMENTO NOS DIAS 03 E 04 DE MAIO E OS PROFISSIONAIS REALIZARAM REVEZAMENTO PARA PARTICIPAR DA PROGRAMAÇÃO CONFORME A ÁREA DE INTERESSE E ATUAÇÃO DE CADA UM.
NO DIA 09 DE MAIO A EQUIPE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) E NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) REALIZARAM ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO HOSPITAL REGIONAL DO OESTE E NO HEMOSC DE CHAPECÓ.
DURANTE A VISITA AO HOSPITAL REGIONAL DO OESTE A ATIVIDADE FOI CONDUZIDA PELO COORDENADOR DA COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITAL (CCIH), O QUAL ABORDOU TEMAS DE INTERESSE AOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA, A CITAR: BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR E NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA E CUIDADOS COM PACIENTES COLONIZADOS.
JÁ NO HEMOSC A ATIVIDADE FOI CONDUZIDA PELA COORDENADORA DO SETOR DE CAPTAÇÃO, A QUAL VERSOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE, CONSCIENTIZOU QUANTO À DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA, APRESENTOU ALGUNS CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO E ESCLARECEU SOBRE A ROTINA DA UNIDADE, DESTACANDO ASPECTOS RELATIVOS À COLETA, PROCESSAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DO SANGUE. AO FINAL OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE APTOS, REALIZARAM DOAÇÃO DE SANGUE E CADASTRAMENTO PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA.
OS PROFISSIONAIS PARTICIPANTES JULGAM QUE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE EVENTOS COMO O CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SANTA CATARINA FORTALECE E QUALIFICA AS AÇÕES DE SAÚDE NO NOSSO MUNICÍPIO, POIS CONTRIBUI PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE E PARA A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, TAMBÉM LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS ATIVIDADES E OS TEMAS ABORDADOS DURANTE O DIA 09 DE MAIO NO HOSPITAL REGIONAL DO OESTE ACREDITA-SE QUE OS PROFISSIONAIS DO ESF E NASF ADQUIRIRAM MAIOR SEGURANÇA NO MANEJO DE PACIENTES COLONIZADOS POR BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES, MELHORANDO ASSIM O ATENDIMENTO DESTINADO A ESSES PACIENTES, E SE REFERINDO À ATIVIDADE NO HEMOSC TODOS ACREDITAM QUE A MESMA CONTRIBUIU NO SENTIDO DE QUALIFICAR OS PROFISSIONAIS PARA CAPTAÇÃO DE DOADORES NO MUNICÍPIO, REFORÇANDO CRITÉRIOS DE DOAÇÃO E INCENTIVO A REALIZAÇÃO DESTE GESTO TÃO NOBRE.