PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO PROMOVEM O DIA “D” DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

No dia 20 de março de 2018, os gestores e professores da rede municipal e estadual de ensino estiveram reunidos na Escola Estadual de Educação Básica Osvaldo Ferreira de Mello para o  “Dia D” e promover uma discussão nacional sobre a estrutura e as competências da Base Nacional Comum Curricular, este dia teve  um caráter formativo sobre o documento e ao mesmo tempo engajamento dos profissionais da educação para a implementação que se inicia.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. O documento define o que todos os alunos têm o direito de aprender e será referência para a (re) elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país, mas para que a BNCC chegue às salas de aula, será preciso muito planejamento e uma boa implementação.  Os professores do CE. Professor Ivo Luiz Honnef, CEI.Proinfancia Criança Sorriso e EEB.Osvaldo Ferreira de Mello analisaram textos, histórico da construção da BNCC, assistiram vídeos e realizaram atividades em grupos para debater e discutir  o que é a BNCC, e conclui-se que é necessário fazer uma revisão do currículo das redes e dos Projeto Politico Pedagógico e, sobretudo, apoiar e envolver os professores para que participem de todo esse processo. Através da implantação da BNCC o grupo discutiu questões como gostariam que fossem as pessoas de seu município daqui a 20 anos? O que deve ser proporcionado hoje às crianças e jovens para que cheguem a ser esses cidadãos que queremos e como a BNCC, no contexto da escola, pode ajudar na formação dos cidadãos e da sociedade que queremos. Em seguida para fazer um fechamento do dia  “D”, os presentes escreveram sobre: Antes, eu pensava que a BNCC… Agora, eu penso que a BNCC…

O dia de estudo proporcionou estudar algumas das principais mudanças que a BNCC traz que é o Desenvolvimento integral: as 10 competências gerais norteadoras contemplam aspectos cognitivos, sociais e pessoais a serem desenvolvidos pelos alunos, como pensamento científico, crítico e criativo, capacidade de argumentação, autonomia e resiliência.

A aprendizagem ativa: cada conhecimento está ligado a uma habilidade que permite ao aluno aplicá-lo a um fim. Há habilidades envolvendo processos cognitivos mais sofisticados como investigar, analisar e criar, em contraposição a outros mais passivos, como lembrar e identificar. Isso favorece o protagonismo do aluno dentro e fora de sala de aula.  Campo de Experiências: constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. Progressão na aprendizagem: a progressão das aprendizagens organizada ano a ano deixa mais claro o que se espera que o aluno aprenda e favorece o desenvolvimento de habilidades mais complexas, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental.

De acordo com os presentes conclui-se que a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil. Como referência comum para todos os sistemas de ensino, a BNCC contribui para promover a equidade educacional.