Cultura da Paz e Direitos Humanos é tema da Semana de Saúde na Escola
A Semana da Saúde na Escola no ano de 2014, aconteceu nos dias 07 a 11 de abril e teve como tema as práticas corporais, atividade física e lazer numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos.
No munícipio de Tigrinhos as atividades estão acontecendo nas Unidades Escolares. No Centro de Educação Infantil Pró Infância Criança Sorriso foi concluído no dia 07 de abril o painel coletivo que enfatizou o Tema a cultura de paz e direitos humanos, o qual também faz parte das ações pactuadas no Termos de Compromisso do Programa da Saúde na Escola.
O tema a Cultura da Paz e Direitos Humanos vem sendo trabalhado na unidade escolar desde o início do ano letivo e fez parte do tema do planejamento do primeiro bimestre letivo. Todas as turmas de creche e pré-escola nos turnos matutino e vespertino desenvolveram atividades como contação de histórias com o tema da paz, confeccionaram livros, painéis, dobraduras, proporcionaram diversas brincadeiras e dinâmicas para explorar o tema. Cada turma trabalhou os direitos humanos e confeccionou painéis das regras da turma.
Para a equipe docente e coordenação da Unidade Escolar os direitos humanos se constroem nos diversos espaços e momentos do convívio comunitário, incluindo o espaço escolar, onde se integram as equipes de saúde e educação, assim como outros setores e organizações. A proposta do PSE é atuar na promoção da saúde e em processos de educação e saúde comprometidos com a garantia e ampliação de direitos, a prevenção a violações desses direitos, o cuidado e atenção aos estudantes.
As relações de respeito e a promoção da saúde são compartilhadas entre saúde e educação. A integração de saberes, de práticas, de responsabilidades e de cuidado na perspectiva de fomentar uma postura cidadã dos educandos e equipes de saúde e educação é fundamental para que se garanta direitos e se promova uma cultura de paz .
Foi debatido com as crianças em rodas de conversas sobre a construção da cidadania, onde um convívio respeitoso pode ser capaz de contribuir para a garantia dos Direitos Humanos no sentido de evitar as manifestações da violência e fomentar a construção da Cultura de Paz. A convivência com o outro, valores como justiça, diversidade, respeito e solidariedade, as diferenças individuas são temas da prática educativa que perpassa todas as ações pedagógicas, e precisam ser lembradas todos os dias tanto na escola como também na família.