Plano Municipal de Educação foi discutido em reunião
Com o objetivo de alinhar os Planos de Educação Municipal ao Plano de Educação do Estado de Santa Catarina e ao Plano Nacional de Educação, no dia 26 de novembro de 2014, no auditório da Prefeitura Municipal de Tigrinhos, aconteceu o primeiro encontro de Planejamento e discussão para a construção do Plano Municipal de Educação.
Sendo que de acordo com a Cartilha Planejando a Próxima Década: Alinhando os Planos de Educação, cabe aos gestores dos sistemas de educação liderar esse processo, indo além de uma visão restrita à sua rede e ao tempo de sua gestão, assim como compete ao Ministério da Educação (MEC) estimular a colaboração entre os sistemas para a elaboração de metas comuns. Essa nova atitude constitui um passo importante para a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE), considerando que as formas de colaboração criadas para elaborar e atingir as metas podem fortalecer o pacto federativo, que será a base e sua regulamentação e condição essencial para uma educação de qualidade para todos.
Na oportunidade estiveram presentes a Secretária de Educação Vera Lucia Baczinski, o vice-prefeito Neri Arnoldo Neu, o presidente do Poder Legislativo Fernando Martim, o Presidente do Conselho do Fundeb Gilnei José Debastiani, presidente do Conselho Municipal de Educação Marizete Marafon Ganzer e demais Conselheiros do Comed, os diretores das Unidades Escolares do município Iara Gohlke, Paulo Fernando Farinon e Rachel Simone Farias, representantes do Poder Executivo e de professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Membros do Conselho Escolar e da sociedade civil.
A secretária de Educação apresentou o cronograma de elaboração do Plano Municipal de Educação e explicou que, como o município já possui o Plano Municipal de Educação aprovado em lei, será necessário fazer a adequação do mesmo. Na ocasião foi nomeado o Conselho Municipal de Educação como Comissão Coordenadora e foi também nomeada a equipe técnica, sendo que para a primeira etapa do Plano ficou decidido e distribuído as responsabilidades, bem como a capacitação e a mobilização da sociedade e órgãos do governo que atuam com dados e orçamento.