Gestantes do município recebem cuidado e orientação
Na tarde do dia 03 de julho, o grupo de gestantes de Tigrinhos participou de encontro com a psicóloga Viviane Caon, na Unidade de Saúde do município. Durante a reunião, vários assuntos foram discutidos com o grupo, entre eles a construção do papel de mãe, durante e após a gravidez, a presença e apoio do pai. De acordo com Viviane, o papel de mãe está em constante transformação. "Ela precisa buscar informações, conhecimento, nunca se sentir culpada e nem sentir vergonha. O papel de grávida dura pouco, mas o de mãe é para sempre. Cada uma vai encontrar o seu jeito próprio de ser mãe" explica.
Após o nascimento a mãe deverá dar atenção a cada fase do desenvolvimento da criança. As fases do bebê são muito curtas, mudam muito rápido e por isso é fundamental que o pai e a mãe estejam atentos ás necessidades, sempre observando o que a criança está pedindo, expressando e demonstrando. Para encerrar o encontro, a psicóloga conversou com as futuras mamães sobre a depressão pós-parto. "Esta dificuldade pode ocorrer até um ano após o nascimento do bebê. Acontece quando a mulher sente grandes dificuldades nos cuidados com a criança, se sente incapaz, inadequada, insegura, começa a sentir muita tristeza, chora bastante, tem uma preocupação excessiva com o bebê. Então, quando esses sofrimentos começam a prejudicar a vida da mulher, é possível que elea esteja apresentando um quadro de depressão pós-parto" relata.
Viviane ressalta que quando a mulher apresentar esses sintomas é importante procurar um médico, pois na maioria dos casos, os antidepressivos são eficientes na recuperação, mas associado ao uso dessa medicação, as mulheres podem procurar apoio de um psicólogo, que poderá colaborar com a recuperação.