Gêneros textuais são temas de leituras nos cantinhos de leituras das turmas de 1º ao 5º ano
O Projeto Cantinhos de Leituras na Sala de Aula e a Literatura Infantil: Despertando o Prazer pela Leitura, continua sendo desenvolvido no CE.Professor Ivo Luiz Honnef.
Com o objetivo de promover a formação de hábitos de leitura desde a infância, incentivando o prazer pela leitura por meio da criação de Cantinhos de Leituras na Sala de Aula, com um espaço acolhedor e estimulante para os alunos do 1º ao 5º ano.
No mês de maio com continuidade durante o ano letivo, cada turma terá a oportunidade de explorar um tipo específico de gênero textual de maneira criativa. Sob a supervisão das professoras, os alunos serão apresentados a uma variedade de gêneros, desde histórias em quadrinhos até contos, passando por fábulas, poesias, adivinhas e parlendas. Para tornar a experiência ainda mais cativante, os gêneros textuais serão disponibilizados em cantinhos de leitura temáticos, que variam de acordo com o tipo de texto e passaram por todas as salas de aula, em forma de rodizio, oportunizando que todas as crianças leiam diferentes tipos de gêneros textuais.
No turno matutino a turma do segundo ano, sob a orientação da professora Letícia Rodrigues, irá explorar o universo das histórias em quadrinhos na “Cartola do Tio Patinhas”. Já os alunos do primeiro ano, com a supervisão de professora Marcia Guisoni, desvendarão as quadrinhas na “Caixa das Quadrinhas”. Em outra sala, sob a orientação da professora Andreia de Oliveira, os estudantes do terceiro ano mergulharão no mundo das fábulas na “Gaiola das Fábulas”.Na turma do quinto ano, coordenada pela Professora Danuza Lapazini, os alunos serão desafiados a decifrar Anedotas nas “Fichas de Anedotas”. A turma do quarto ano, da professora Nadia Signor irá estudar adivinhas no “Baú das Adivinhas”
No turno vespertino, a professora Luciane Soethe conduzirá a turma do terceiro ano em uma viagem poética no “Varal das Poesias”, explorando diversos tipos de poesia. Ao mesmo tempo, Cristiane Nemerski , no quarto ano vespertino, apresentará aos alunos a diversidade dos gêneros textuais por meio da “Árvore dos Gêneros Textuais”.Na turma do primeiro ano vespertino, a professora Letícia Rodrigues introduzirá os pequenos ao mundo das parlendas no “Baú das Parlendas”, enquanto o professor Agustinho Branco de Lima, no segundo ano vespertino, desafiará os alunos com adivinhas na “Caixa das Adivinhas”. Por fim, Andreia de Oliveira , no quinto ano vespertino, conduzirá os estudantes em uma jornada pelos contos na “Abóbora dos Contos”.
A atividades com os gêneros textuais foi planejada não apenas para estimulará o prazer pela leitura, mas também desenvolverá habilidades de compreensão, interpretação e expressão dos alunos, preparando-os para serem leitores críticos e competentes em diversas esferas da vida.
Ao explorar uma variedade de textos, desde histórias em quadrinhos até contos, os estudantes têm a oportunidade de ampliar seu repertório linguístico e compreender as características específicas de cada gênero.
Cada tipo de texto apresenta uma estrutura e um propósito distinto, proporcionando aos alunos uma visão ampla e diversificada das formas de comunicação escrita. Ao conhecer e praticar a produção e a interpretação de diferentes gêneros, os alunos se tornam mais competentes na compreensão e na expressão de ideias, tanto oralmente quanto por escrito.
Além disso, o trabalho com gêneros textuais contribui para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação dos alunos. Ao experimentar a produção de diferentes tipos de textos, os estudantes têm a oportunidade de expressar suas ideias e emoções de maneiras variadas, estimulando assim sua capacidade de pensar de forma original e inovadora.