Profissionais de saúde de Tigrinhos participam de treinamento sobre atendimento a paradas cardiorrespiratórias

Na tarde de ontem, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Tigrinhos, foi realizado um importante treinamento voltado à capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal. O treinamento foi conduzido pelo Dr. César Argolo, médico atuante na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, e teve como foco o atendimento emergencial em casos de parada cardiorrespiratória.

Durante o encontro, os profissionais receberam uma revisão detalhada sobre os principais aspectos que envolvem a identificação precoce de uma parada cardiorrespiratória. Dr. César enfatizou a importância de reconhecer os primeiros sinais da condição, como a perda de consciência e a ausência de pulsação, destacando que a rapidez e a eficiência no atendimento são cruciais para aumentar as chances de sobrevivência do paciente.

Além da identificação dos sinais, os participantes também foram orientados sobre como proceder em situações de emergência, abordando as etapas fundamentais para o atendimento adequado, desde a realização de manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) até o uso de desfibriladores automáticos externos (DAE). O médico também explicou sobre as medicações necessárias em casos de parada cardiorrespiratória e o protocolo que deve ser seguido durante o atendimento.

O treinamento teve como objetivo garantir que toda a equipe de saúde de Tigrinhos esteja bem preparada e atualizada quanto às melhores práticas em situações de emergência, reforçando o compromisso da Secretaria de Saúde em oferecer atendimento ágil e qualificado à população. Durante o evento, houve espaço para perguntas e trocas de experiências entre os profissionais, o que tornou o encontro ainda mais enriquecedor.

A Prefeitura de Tigrinhos e a Secretaria Municipal de Saúde reconhecem a importância da capacitação contínua dos profissionais e agradecem ao Dr. César Argolo pela iniciativa e dedicação em compartilhar seu conhecimento e experiência. Esse tipo de treinamento é essencial para garantir que a equipe de saúde esteja sempre preparada para agir com eficiência e salvar vidas em situações de emergência.