Esclarecimento vacinação contra a Covid-19

Ao longo desta semana, foi divulgado através de uma emissora de televisão que Tigrinhos junto com 275 municípios de Santa Catarina, teve irregularidades nas vacinas contra a Covid-19, a informação repassada foi de que 89 munícipes receberam 04 doses da vacina.

Conforme a Secretária de Saúde, Salete Badia Johner “Cabe a mim tranquiliza-los e desmentir a notícia divulgada. A notícia poderia ter sido divulgada, porém, informando que o sistema disponibilizado aos municípios possui problemas”.

Toda pessoa vacinada é informada no sistema do Ministério da Saúde e no prontuário do cidadão, e, quando o sistema começou a migrar as informações, gerou duplicidade. A Secretaria de Saúde repassa todos os dias o boletim epidemiológico da Covid-19, o qual os munícipes tem acesso através dos grupos das Agentes Comunitárias de Saúde e de acordo com o último boletim divulgado ontem (19), Tigrinhos já aplicou: (1° dose 568) e (2° dose 278); até o momento, a Unidade de Saúde do município recebeu aproximadamento 1.000 doses da vacina, tendo disponíveis 150 para serem aplicadas em 2° dose e pacientes crônicos.

Destacamos que, por sermos um munícipio pequeno os profissionais de saúde conhecem os moradores, e com toda a certeza, não aplicariam 04 doses na mesma pessoa. “Podemos dizer que, pequenos erros admissíveis podem acontecer, afinal os trabalhadores da saúde também são seres humanos como os outros, mas, estamos vacinando rigorosamente conforme orientações do Ministério da Saúde”, enfatiza a Secretária.

No primeiro momento foram imunizados os profissionais de saúde, na segunda etapa o público-alvo foram os idosos acima de 60 anos, que encontram-se todos vacinados pelo menos com a primeira dose e muitos já com a segunda dose. Agora estamos vacinando pacientes com comorbidades, “Conheço e enalteço o trabalho e a responsabilidade dos profissionais da saúde que atuam na vacinação, por isso, posso afirmar a vocês que nenhuma pessoa fora desses grupos foi vacinada”, afirma Salete.

O que nos entristece é que neste período em que os profissionais estão sobrecarregados, trabalhando além do trabalho diário com duas campanhas de vacinação em andamento e todo atendimento da Covid-19, tenhamos que vir esclarecer notícias que nos degrinem perante todo o Estado.

Problemas com o sistema e duplicidade de cadastros estão ocorrendo em vários munícipios da região, por isso, gostaríamos de deixar claro que, estamos trabalhando com responsabilidade e compromisso com o bem-estar da população tigrinhense.

Sempre fomos referência em saúde para outros munícipios, por isso, queremos deixar aqui registrado o nosso convite a essa emissora, para que venha conhecer o nosso município e assim poder fazer uma reportagem sobre a qualidade do trabalho aqui desenvolvido pelos nossos profissionais.

Somos um dos três municípios do Estado que não registrou óbito por Covid-19, nenhum munícipe precisou de internação em UTI e durante todo esse período de pandemia tivemos apenas oito internações hospitalares em decorrência da Covid-19.

O nosso trabalho é sério e responsável e não admitimos inverdades!