PROFESSORES E EQUIPE GESTORA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

No dia 3 de outubro de 2018, no turno matutino os professores e equipe gestora dos Anos Iniciais do Centro de Educação Professor Ivo Luiz Honnef estiveram reunidos para capacitação sobre o tema a Avalição e a Base Nacional Comum Curricular. A ministrante foi a professora Ires Frozza que destacou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais. Além da importância da BNCC ao determinar com clareza o que os alunos têm o direito de aprender, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil. Como referência comum para todos os sistemas de ensino, a BNCC contribui para promover a equidade educacional.

Foi enfatizado também que a BNCC contém 10 competências gerais que os alunos devem desenvolver durante todas as etapas da Educação Básica e que norteiam as aprendizagens em todas as áreas do conhecimento; Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) cinco campos de experiência na Educação Infantil, nos quais as interações e brincadeiras constituem os eixos estruturantes da prática pedagógica (O eu, outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações). Competências específicas de cada área do conhecimento e componentes curriculares do Ensino Fundamental, as quais estão relacionadas às competências gerais, conhecimentos e habilidades que todos os alunos devem desenvolver no Ensino Fundamental organizados ano a ano e por componentes. Essas habilidades também se relacionam com as competências gerais.

Na oportunidade a presidente do Conselho Municipal de Educação do município professora Maraisa de Vargas esteve presente, pois foram analisadas e discutidas pelo grupo as resoluções atuais e vigentes que tratam sobre a avaliação e como entender e formalizar esse processo na escola, para tanto o Conselho irá alterar as resoluções que tratam sobre a avaliação, considerando que as resoluções estão desatualizadas e precisam ser estudadas e reformuladas.

A formação veio ao encontro das necessidades pedagógicas dos anos iniciais que no próximo ano letivo de 2019, irão desenvolver os planejamentos a partir da BNCC e muitas dúvidas e procedimentos referentes a avalição também foram discutidos pelo grupo.