Encerramento do projeto da formação continuada do PNAIC.
ENCERRAMENTO DO PROJETO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC.
No dia 01 de novembro, foi realizada no C.E Professor Ivo Luiz Honnef a última etapa do curso de formação continuada do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa para atuação na educação básica no ano 2017. A formação foi ministrada pelas professoras Iára Gohlke e Marcia A. de Oliveira o curso teve carga horária de 20 horas e foi desenvolvido durante o ano com 5 encontros de 4 horas .
A formação foi a partir de um projeto de planejamento elaborado ainda no ano de 2016 para a continuidade do Programa no ano letivo de 2017. A Secretaria Municipal de Educação aceitou o projeto apresentado pelas professoras Iára Gohlke e Marcia A. de Oliveira, que organizou toda a logística da formação e certificou os professores participantes.
De acordo com as professoras Iára Gohlke e Marcia A. de Oliveira no município a formação continuada aconteceu desde o ano de 2013 e percebe-se que as crianças e alfabetizadoras do ciclo de alfabetização, bem como, 4 º e 5 º ano , e da Educação Infantil sentem-se mais animados, participativos a atuantes no processo de ensino.
A formação contribuiu para melhorar a distorção série-idade, e analisar os resultados da escola, possibilitando a equipe escolar e docente verificar o percentual de alunos posicionados em cada nível de proficiência, para refletir pedagogicamente sobre tais resultados, 87% dos alunos do 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental em 2016 apresentaram bom desempenho no índice de leitura e escrita, e na matemática, entenderam o processo de alfabetização e letramento, 13% estão em processo de reconhecimento de leitura e escrita, e da matemática, apresentam dificuldades de aprendizagem e não dominam ainda o processo de leitura e escrita, e da matemática, por apresentarem laudos médicos, desestruturas familiares, desinteresse educacional por parte da família e alunos e serem oriundos de outros municípios da região.
Muitos são os aspectos positivos e os avanços como a proposta de trabalhar as atividades e conteúdos em sala de aula, valorização, a valorização do profissional, o trabalho em equipe. O aluno passou a ser da escola e não mais somente daquele professor e de determinada turma, aprofundamento de novos conceitos. Distribuição de material de apoio, como vídeos, livros, sites e jogos que auxiliaram e motivaram nas formações e nas atividades em salas de aula. Confecção de materiais pedagógicos, resgate da ludicidade e dinâmicas que integram os planejamentos e dão continuidade para os novos conhecimentos, criação de registros, alfabetizadores mais confiantes e autônomos, associação da prática docente com a teoria, melhoria da qualidade da educação, interdisciplinaridade planejada de forma coletiva e participativa, direcionada por objetivos de aprendizagem ,a valorização da leitura , a avaliação não se limita ao julgamento sobre sucessos e fracassos dos alunos, mas, no acompanhar seu processo de aprendizagem de forma contínua para que superar suas dificuldades, acervos enviados à nossa escola pelo MEC ofereceu oportunidades múltiplas de leitura, bem como o modo de distribuição do material didático, disponibilizado em versão impressa e digital e aulas mais lúdicas e prazerosas.
O curso envolveu os professores do CE. Professor Ivo Luiz Honnef e CEI.Proinfância Criança Sorriso, foram apresentadas as sequências didáticas das duas escolas, onde foram desenvolvidos temas de grande relevância para as crianças e trabalhadas de forma interdisciplinar contemplando os assuntos previstos para o bimestre.
Os relatos dos professores foram interessantes, maravilhosos e encantaram não só as crianças, mas também a família e os educadores.
Também neste dia foi feito uma atividade prática com a confecção de uma bola de meia para os professores trabalhar de forma lúdica vários assuntos que são pertinentes ao currículo escolar e feito a análise do perfil de cada aluno do 1º ao 3º ano e na educação infantil a avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano letivo.
O Curso contribuiu muito para a prática Pedagógica dos professores, onde as duas escolas trabalham na mesma perspectiva de alfabetização.
Foram trabalhados conceitos de sobre a concepção de Alfabetização na Perspectiva do Letramento e na linguagem matemática, Avaliação Diagnóstica avaliação na educação infantil, Sequência Didática e Projetos , bem como a efetividade da aplicação em sala de aula, Integração dos jogos nos conteúdos curriculares e nos planejamentos das aulas, Direitos de Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Consciência fonológica.