Turmas de Maternal III ” A” e “B” desenvolvem sequência didática.
Turmas do Maternal III “A” e “B” desenvolvem sequência Didática
As turmas do maternal III “A” e “B”,das Professoras Marcia Adriani de Oliveira, Jane Andretta e estagiária Danubia Guizoni desenvolveram Sequência Didática, intitulada A História Da Serpente.
Os objetivos foram vivenciar diferentes situações que englobem a comunicação para ampliar seu vocabulário e a adequação do mesmo a diversos contextos, associando e interagindo com a música, através de brincadeiras, imitando, reinventando e respeitando as regras de convívio social; Possibilitar o contato com diversos suportes da escrita, da fala e escuta, a fim de que a criança visualize, fale, ouça e interaja com a mesma; Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas; Estimular o desenvolvimento com confiança: deslocar-se, andar, correr e pular; Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento e outros, para uso de objetos diversos; Identificar tamanhos ( pequeno, grande, pedaços, metades, inteiro, cheio, vazio);Estimular a curiosidade, criatividade e imaginação das crianças; Reconhecer as cores; Realizar projetos com participação da família; Produzir trabalhos de Arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura e materiais recicláveis; Desenhar a partir do que foi observado; Possibilitar a integração com pessoas e diferentes ambientes com passeios; Explorar a música e a História da Serpente através de filmes e histórias contada e dramatizada; Confeccionar uma serpente grande e uma serpente pequena, Confecção de painéis e portfólios; Estimular a oralidade; Proporcionar relações de interelações e convivências; Interpretação de músicas e canções; Estimular a utilização da linguagem do desenho da pintura, da modelagem, da colagem, desenvolvendo assim o gosto pelo processo de produção e apreciação de sua criação; Possibilitar o contato com diversos ambientes, externos e internos a fim de que as crianças possam estabelecer contato com diversas pessoas, animais e plantas; Estimular a participação, a cooperação e a solidariedade na realização de pequenas tarefas.
As atividades que mais destacaram-se foi Confecção de um rosto TRISTE e um FELIZ para falar e reconhecer as Regras de Convívio, com atitudes positivas e negativas, onde cada criança recebeu uma figura como regra de convívio com desenhos de atitudes positivas e negativas e após colaram no rosto triste e no rosto feliz. Foi feito um portfólio sobre nome e foto da criança, o que a deixa triste e feliz e contou com a participação da família. Foi assistido filme da música História da Serpente e Confeccionado uma serpente grande em TNT e amassado jornal para enchê-la,e esta visitou a casa das crianças e familiares com o objetivo de cada família enfeitar o corpo da serpente, cuidar e brincar com ela. Na oportunidade foi feito uma serpente pequena com meia e jornal amassado, cada criança enfeitou a sua.
As crianças cantaram e dramatizaram a música da serpente, fizeram painel com as partes do corpo da serpente e confeccionaram serpente com macarrão, passando o barbante dentro do macarrão e uma serpente com rolos de papel higiênico explorando cores com uso de tinta guache.
A avaliação foi feita com base no acompanhamento, observação e registro das crianças, analisando se demonstram responsabilidade, dedicação, participação e interesse pelas atividades realizadas, percebendo o conhecimento construído pelas crianças a partir das intervenções pedagógicas e no acompanhamento da ação realizada pelas professoras.