Município realiza trabalho de combate e prevenção a dengue
A Secretaria de Saúde de Tigrinhos realizou na sexta-feira (27) uma ação de combate e prevenção à dengue nas casas do perímetro urbano e nos cemitérios do município. O objetivo é conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.
O secretário de saúde Janir Luiz Bach ressaltou a importância da campanha preventiva e de combate à dengue principalmente nesse período do ano. Estamos preocupados, pois com o calor a possibilidade do surgimento do mosquito aumenta muito. Por isso é importante o trabalho de fiscalizar e também de conscientizar a população para evitarmos que isso aconteça.
Para o secretário, a luta contra a dengue só pode ser efetiva se feita em conjunto. “A participação da comunidade é fundamental. Se cada um fizer sua parte na prevenção, evitando o acúmulo de água parada, e também ajudando na fiscalização, denunciando locais com possíveis focos do mosquito, conseguiremos manter o município livre da dengue.”
O responsável pela Vigilância Sanitária do município, Alderi Paulo Schafer, conta que a ação objetiva além da prevenção a fiscalização em pontos estratégicos, como os cemitérios. “A vistoria nesses locais acontece regularmente, e aproveitamos a ocasião para alertar as pessoas sobre os cuidados de prevenção contra a dengue”, explica.
Alderi ainda explica que nessa época do ano as ações de combate a dengue são intensificadas. “Neste período a atenção deve ser redobrada, pois o clima mais quente e úmido é propício para que haja aumento na proliferação do mosquito”, destaca.
De acordo com dados registrados pela Vigilância Sanitária do município, em Tigrinhos não foi registrada a presença do mosquito Aedes aegypti. Entretanto municípios vizinhos registraram a existência do mosquito em anos anteriores, por isso o combate deve ser intensificado, pois a larva do mosquito pode ser transportada, de um local para outro facilmente.
Entre as principais dicas de combate a dengue estão evitar o acúmulo de água parada em recipientes, vasilhames, equipamentos, sucata, acessórios, artefatos, pneumáticos, além de itens construtivos ou arquitetônicos e hidráulicos, que sirvam para o acúmulo de água, como também vasinhos de plantas, latas, ralos, calhas, cisternas, latões, garrafas, jarros de flores, tampinhas de garrafas, entre outros.