CRAS inicia oficina: CUIDANDO DO CUIDADOR

A tarefa de cuidar de alguém geralmente se soma às demais atividades do dia-a-dia da família e principalmente do cuidador. Esse cuidador fica muitas vezes sobrecarregado, pois em determinados momentos assume sozinho a responsabilidade pelos cuidados, soma-se a isso, ainda, o peso emocional da doença que incapacita e traz sofrimento a uma pessoa de sua estima.

Diante dessa situação é comum o cuidador passar por cansaço físico, dores, desânimo, abandono do trabalho, alterações na vida conjugal e familiar.        A tensão sentida pelo cuidador é prejudicial não só a ele, mas também à família e à própria pessoa cuidada.

            Dessa forma, acredita-se ser necessário cuidados especiais aos cuidadores. Neste contexto a equipe técnica do CRAS realizará encontros mensais a fim de proporcionar a esses cuidadores momentos de distração, conhecimento e troca de experiências.

 

Equipe responsável pelos encontros:

Equipe técnica do CRAS, Assistente Social e Psicóloga.

 

Objetivos específicos

ü  Valorização do ser humano;

ü  Reconhecimento do esforço dispensado em cuidar dos semelhantes;

ü  Valorizar a experiência e a sabedoria adquirida no processo de cuidar;

ü  Promover o convívio com as demais pessoas da comunidade;

ü  Troca de experiência entre os participantes;

ü  Momentos de alegria e descontração. 

 

Metodologia

è A equipe técnica do CRAS realizou busca ativa dos cuidadores, através de visita domiciliar. As famílias visitadas foram aquelas que tem sob sua responsabilidade pessoas que necessitam de cuidados especiais, inclusive aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada- BPC.

è Os encontros acontecerão no CRAS, mensalmente, com datas predefinidas e com temas específicos. Sendo que cada encontro terá profissionais de diferentes áreas agregando conhecimento aos participantes.