C.E.I. Próinfância Criança desenvolveu projeto pedagógico aprendendo conviver na família, escola e sociedade

As atividades foram desenvolvidas com foco na importância e  necessidade de ter uma família. Considerando que os avós são membros importantes na família e na vida das crianças, buscamos valorizar a presença dos avós na escola.Dessa forma a equipe pedagógica proporcionou momentos de trocas de experiências e participação dos avós na vida escolar dos netos convidado-os para visitar a sala de aula, interagindo com  crianças em classe. Em dias agendados, os avós foram convidados para  marcar sua presença na escola. Eles contaram histórias do seu tempo de infância, assistiram as  aulas e confeccionaram brinquedo.  Algumas avós foram com as crianças para a cozinha  fazer receitas culinárias. Também trouxeram objetos antigos para mostrar aos pequenos. Uma das atividades que mais cativou  os netos foram os trabalhos manuais como tricô, crochê e confecção de chapéus em palha de trigo.A experiência foi incrível, as crianças envolveram-se e encantaram-se com  a presença dos avós na sua sala de aula, era visível o carinho e amor demonstrado  aos seus avós.A conclusão do projeto ocorreu no dia 24 de agosto com o Chá dos Avós   organizado pela equipe docente e as turmas  de alunos do Maternal I  e  II,  no turno vespertino e as turmas do Pré I e Pré II  no turno matutino.Foi expressiva a participação dos  avós no evento que contou com um momento cultural,  apresentações artísticas das crianças e  a presença dia Professora Jandira Debastiani, proporcionando um momento de reflexão sobre a importância da presença dos avós como parceiros na família e na escola com reflexos positivos na aprendizagem das crianças. Na oportunidade os participantes foram orientados a uma revisão de conceitos para ressignificar os relacionamentos na família, curtindo ao máximo o privilégio da função de avós sem, contudo, desautorizar os pais, contribuindo para estabelecer os limites necessários à educação das crianças.