Nutricionista Franciele realiza pesquisa sobre o elevado consumo do sódio
O consumo elevado de sódio, além de causar hipertensão, é responsável pelo aumento das doenças circulatórias e cardíacas, bem como alguns tipos de cânceres como o câncer de estômago.
Desta forma, preocupados com a saúde dos pacientes hipertensos do município de Tigrinhos, no inicio do mês de Fevereiro a nutricionista Franciele Ballestreri Broetto juntamente com a equipe da Saúde da Unidade Básica iniciou uma pesquisa com o tema “ Consumo de sódio de pacientes hipertensos da Unidade Básica de Saúde”, a amostra da pesquisa consta com um numero de 100 mulheres hipertensas participantes dos encontros em grupos nas comunidades, o objetivo da pesquisa é com o resultado da mesma elaborar um tempero isento de sódio porém que proporcione o sabor salgado nos alimentos, favorecendo a diminuição significativa do consumo de sal na alimentação da população Tigrinhense. A pesquisa prossegue com a população da amostra nos meses de Março, Abril, Maio deste ano.
A nutricionista Franciele enfatiza que as diretrizes brasileiras de consumo de sal recomendam a ingestão diária máxima de 5 g de sal como forma de alcançar uma alimentação saudável e promover a saúde.
Lembrando que uma boa parte do sal consumido diariamente vem do consumo de alimentos processados.
· Desta forma, fica a DICA: Evite adicionar muito sal na hora de cozinhar os alimentos e tire o saleiro da mesa. Lembre que 1 kg de sal iodado é suficiente para suprir uma família de 4 pessoas durante 50 dias.